Sri Rama - governante da tradição solar |
As origens do Surya Namaskara
remontam às épocas mais antigas da história, quando os humanos se conscientizam
da existência de um poder espiritual dentro de si e que ele se refletia no
universo material. Essa conscientização é o alicerce do yoga. Surya Namaskara,
cujo significado é "saudação ao sol", pode ser interpretado como uma
forma de veneração ao sol e a tudo que ele representa nos níveis micro e
macrocósmicos. Considerando isto em termos do yoga, entende-se que o surya
namaskara desperta os aspectos solares da natureza do indivíduo e libera esta
energia vital em prol do desenvolvimento da consciência superior. Isto pode ser
alcançado através da prática do surya namaskara cada manhã. Além disso, a
prática é uma ótima maneira de expressar homenagem à fonte da criação e da
vida, dando continuidade, assim, à tradição solar.
A Veneração do sol e a tradição
Védica
A adoração e veneração do sol
foram as primeiras e mais naturais formas de expressão interna. A maioria das
tradições antigas incluíam alguma forma de veneração do sol e incorporavam
vários símbolos e deidades solares, mas não há exemplo de outro lugar onde
estas tradições foram tão bem preservadas quanto na cultura dos Vedas. De fato,
a veneração do sol é praticada ainda hoje como ritual diário em muitas partes
da Índia.
Na antiga Índia, o grande
avatar Rama tornou-se rei da raça solar na história épica Ramayama. As
raízes da atual cultura Hindu se encontram nas antigas escrituras dos Vedas,
que contêm numerosos slokas que se referem ao sol. O próprio Rig Veda contém
muitas destas referência, como essa:
"Meditamos na adorável glória
do sol radiante.
Que Ele inspire nossa
inteligência"
O Suryopanishad diz que
aqueles que veneram o sol como Brahman se tornam poderosos, ativos,
inteligentes e adquirem longevidade. O sol é personificado como brilhante feito
de ouro, tendo quatro braços, sentado sobre um lótus vermelho e montado numa
carruagem puxada por quatro cavalos. É ele que põe as rodas do tempo em
movimento, e é dele que emergem os cinco elementos físicos, ou seja, terra,
água, fogo, ar e éter, junto aos cinco sentidos. O Akshyopanishad identifica Surya com purusha, aquele que
assume a forma do sol irradiando milhares de raios e que brilha para o bem da
humanidades. Há um verso no Brihadaranyaka Upanishad que diz:
"Ó Senhor e essência da luz,
Guie-me do irreal ao real,
Da escuridão à luz,
Da morte à imortalidade"
Existem hoje várias seitas de
veneradores do sol. Alguns veneram o sol nascente, outros o sol poente,
enquanto há alguns que veneram o sol do meio-dia. Embora pareça que essas
pessoas veneram o sol físico, o verdadeiro objeto da sua veneração é Brahman, o
absoluto, e sua manifestação como criador, preservador e destruidor, da qual o
sol é apenas um símbolo.
Há muitos templos antigos
erigidos ao sol existentes hoje na Índia. Alguns remontam ao século oitavo e
são maravilhas arquitetônicas. O mais famoso destes foi erguido em Konark,
Orissa, durante o século 13. Os outros principais templos erigidos ao sol estão
localizados em Kashmira, Gujarat e Andhra Pradesh.
DO LIVRO: Surya Namaskara - Uma Técnica de Vitalização Solar, de Swami
Satyananda Saraswati.
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