quarta-feira, 11 de abril de 2018

Noúres - Emanações do Pensamento



As noúres não são somente correntes psíquicas, uma espécie de pensamento radiante, apenas vestido da onda dinâmica mais degradada e evolvida, como seu único suporte sensório; são correntes conscientes que conservam, como as inferiores formas dinâmicas, as qualidades típicas, e nesse caso conscientes, do centro genético. Essas correntes não são senão a expansão daquele centro e conservam sua consciência e conhecimento. Conceitos abismais, porque não sabemos imaginar ondas que possuam tais qualidades. Porém, há mais ainda. Do lado transmissor não devemos enxergar apenas os centros superevolvidos mais ou menos individualizáveis como personalidade, no sentido humano, mas devemos ver também, como já mostrei, a alma dos fenômenos, alma que se manifesta a si mesma, isto é, o psiquismo que existe em todos os fenômenos, o princípio e conceito animador que os assinala e dirige o transformismo contínuo, o eterno tornar-se. Ainda aqui é preciso haver compreendido o espírito de meus escritos. Uma pedra também é viva e existe nela um psiquismo animador, concedido pelo conceito divino que, a cada instante, nela se realiza, exteriorizando-se. Por isso, também uma pedra, ou o mais simples fenômeno químico ou físico, emana noúres e é perceptível como noúres, no meu mais elevado nível de consciência. Neste plano, todo o universo se transforma em noúres. Desse meu estádio psíquico e dimensão conceptual que, na profundeza sente a essência além da forma das coisas, percebo efetivamente o universo em sua superior dimensão psíquica, que lhe é própria na escada das fases evolutivas. Basta esta minha mutação de consciência para alterar e deslocar toda a gama de minhas ressonâncias interiores, para me fazer perceber o universo qual é em sua fase superior. A evolução, que passa do plano físico ao dinâmico e ao psíquico, transforma todo o universo num psiquismo e em psiquismo ele se torna, como sua real e nova forma de ser, desde que nessa nova dimensão eu saiba apresentar-me conscientemente. Eis o que significa dizer: então todo o universo se transforma em noúres. É que, realmente, então, tudo que existe exala pensamento e assim eu sinto o universo nestes meus estados medianímicos, como um possante organismo conceptual. A verdadeira grande noúre que eu aferro e registro é a emanação harmônica e orgânica do pensamento infinito de Deus

PIETRO UBALDI.
LIVRO "As Noúres: Técnica e Recepção das Correntes de Pensamento"

*Grifos do Blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário