domingo, 8 de abril de 2018

Epífise e Glândula Pineal


Resultado de imagem para glandula pineal e epifise


Quanto mais desce o fenômeno, involutivamente, mais é apreciável na forma ondulatória das ondas hertzianas e do som, da luz, etc., localizando-se também especialmente numa sede física: o cérebro. Pode-se buscar aqui o órgão especifico da inspiração ultrafânica: a epífise. A epífise pode definir-se: o órgão do cérebro, não ainda suficientemente conhecido e que é indicado, ultrafanicamente, como o meio mecânico através do qual as noúres são recebidas pelos hipersensitivos". (TRESPIOLI, "Biosofia", pág. 232). O órgão da sintonização noúrica se encontra no cérebro e é particularmente a glândula pineal. Disse — "particularmente".
Devemos entender-nos logo a respeito dos princípios de fisiologia. A ciência materialista teve a mania da localização das funções cerebrais, dando-se à caça da sede fisiológica das funções psíquicas através de experiências de extrações localizadas. Tudo isso é resultado de sua orientação materialista e não poderia revelar-lhe senão relações e associações superficiais, nunca o princípio funcional do cérebro. Este é somente o órgão das funções psíquicas e sua estrutura é efeito e não causa de funções. O pensamento não é uma secreção do cérebro, mas, sim, o cérebro é, se se pudesse dizer, uma secreção do pensamento.

(...) Tudo isso expus para demonstrar que a localização da recepção noúrica na glândula pineal é relativa e aproximativa, melhor direi, é preponderante, pois todo o cérebro vibra de ressonância, todo o sistema nervoso, todo o organismo. A glândula pineal é o órgão central, o condensador variável da sintonização e, também podemos dizer, o órgão de amplificação da registração noúrica. Mas, todo o organismo colabora mais ou menos diretamente, em conexão, funcionando como caixa ressonante em que as radiações se repercutem e se harmonizam.

Na epífise a percepção noúrica se realiza por uma diversa orientação impressa pelas vibrações da corrente noúrica, degradada na forma de onda, nos movimentos planetários internos dos átomos das moléculas, lançadas no metabolismo celular da substância glandular pineal. O último termo dos fenômenos está sempre na cinética atômica. Todo o cérebro, porém, é sempre percutido e percorrido por correntes psíquicas que o mantêm em contínua oscilação e ele funciona constantemente como transmissor de vibrações-pensamento. Assim como o olho sempre vibra à luz e o ouvido ao som, do mesmo modo vibra o cérebro ao pensamento. Este princípio geral se aplica no caso da recepção noúrica, em que se destaca, evidente, a ressonância. Na percepção sensória a ressonância se dá dirigida por um meio condutor; na noúrica, processa-se livre, mas sempre se trata de vibração por sintonização. Isso é compreensível hoje, quando também a telegrafia se tornou sem fios.

PIETRO UBALDI
LIVRO "AS NOÚRES: Técnica e Recepção das Correntes de Pensamento"

*Grifos do Blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário