sexta-feira, 13 de abril de 2018

Origem e significado da palavra Umbanda


A Umbanda, religião brasileira e de influência do Espiritismo, do Catolicismo, das práticas religiosas indígenas e africanas, da Teosofia, da Cabala, dentre outras culturas religiosas, conforme o tempo e a interpretação de seus vários dirigentes de terreiro e pesquisadores, fora definida pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas como a manifestação do Espírito para a caridade, não obstante as várias formas e práticas ritualísticas e doutrinárias adotada na Umbanda: pluralista, universalista e acolhedora em sua essência, na qual vários autores espirituais, encarnados e desencarnados, dão significados diferentes para a origem etimológica do seu nome, de acordo com o seu grau de entendimento e elevação espiritual.

Conforme estudos em Umbanda – Manifestação do Espírito para a Caridade, Módulo III” de Padrinho Juruá*, observamos que inicialmente o Caboclo das Sete Encruzilhadas iniciara a religião brasileira, em 1908, com o nome de “Alá-banda”, onde mescla-se a palavra árabe “al-Lah” (الله), que significa Deus, com “banda”, ou seja, “ao lado de”, tendo como significado, portanto, “Do lado de Deus”.

Alábanda é o termo alcunhado originalmente em 1908 pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas para definir a religião nascente e como homenagem ao Orixá Mallet, que também acompanhava Zélio de Moraes, a qual fora em vida malaio e muçulmano. Abaixo segue imagem representativa desse Espírito que era o Capitão de Demanda da Tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade:


Em 1909, porém, o Caboclo das Sete Encruzilhadas muda o nome da religião brasileira para “Aumbanda”, substituindo a palavra árabe inicial para a palavra grega com o mesmo significado (Aum).
Não fora encontrado correspondência para esse termo na língua grega, porém, os filósofos gregos da Antiguidade se referiam a Deus com a denominação de Unidade, o quê passando para a língua portuguesa se dá como Um, da qual temos, assim, como hipótese, uma posterior correção realizada pelo Caboclo, na readequação para o nome Umbanda.

Independente das várias vertentes ou escolas existentes na Umbanda e os respectivos responsáveis por essas interpretações diferentes (como Benjamim Figueiredo, W. W. Da Matta e Silva, Rubens Saraceni, Rivas Neto e outros), existem inúmeros conceitos e significados aplicados para o nome de Umbanda, e uma constante reinterpretação histórica de suas práticas, usos e costumes, com variantes da região em que se dá essas pesquisas, sendo que, desde que resultando na caridade desinteressada, fazendo o bem e seguindo as orientações e regras pré-estabelecidas pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas, nesta grande gama de conceitos e práticas, sempre será a Umbanda do Brasil, a Umbanda de Todos Nós, sempre socorrendo os sofredores, iluminando as consciências e corações.

Eloy Augusto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário