PERGUNTA: - A
chamada “benzedura”, conhecida nos meios populares, será uma modalidade do
passe?
EMMANUEL: - As chamadas “benzeduras”, tão comuns no
ambiente popular, sempre que empregadas na caridade, são expressões humildes do
passe regenerador, vulgarizado nas instituições espíritas de socorro e de
assistência.
Jesus nos deu a primeira lição nesse sentido, impondo
as mãos divinas sobre os enfermos e sofredores,
no que foi seguido pelos apóstolos do Cristianismo primitivo.
“Toda boa dádiva
e dom perfeito vêm do Alto” – dizia o apóstolo, na profundeza de suas
explanações.
A prática do bem pode assumir as fórmulas mais
diversas, porém, é sempre a mesma diante do Senhor.
(Livro O
CONSOLADOR. Emmanuel/Francisco Cândido Xavier. FEB).
PERGUNTA: - Os
tradicionais benzimentos produzem algum efeito positivo nos pacientes?
RAMATÍS: - Desde que confieis no poder do bem, é
evidente que também deveis confiar no benzimento, pois este é um modo de
praticá-lo! Há quem maldiz e quem abençoa; quem benze, abençoa! É tão funesto
desejar o mal, como é benéfico desejar o bem; o benzedor, portanto, é a
criatura que durante alguns momentos abdica de seus interesses e de sua própria
comodidade, a fim de movimentar forças em favor de outrem. Portanto, descrer do benzimento é o mesmo que descrer
da positividade do bem!
PERGUNTA: - O
benzimento seria um ato de magia?
RAMATÍS: -
Conforme diz o dicionário comum, “magia é a ciência ou arte de empregar
conscientemente os poderes invisíveis para obter efeitos visíveis”. A vontade, o amor e a imaginação são
poderes mágicos que todos possuem e quem os desenvolve e os emprega
conscientemente é um mago!
Em consequência, o benzedor, que benze, faz simpatias ou
responsos, exorcismos ou passes, é a pessoa que está mobilizando os poderes
invisíveis para conseguir resultados positivos no mundo material. E como emprega tais poderes para o bem, é,
também, um mago que pratica magia branca. Não importa se ele não se cerca
dos apetrechos consagrados pela tradição milenária da magia. Mas é um mago
popular praticando a sua magia a
varejo e destinada a fins de menor importância. O benzimento é um ato de magia teúrgica¹, porque é uma arte de fazer
milagres!
PERGUNTA: - Como
se produz o efeito benéfico nos tradicionais benzimentos de “quebranto” das
crianças?
RAMATÍS: - As criaturas que praticam o benzimento são
verdadeiros transformadores vivos, pois dissolvem o fluido do mau-olhado ou da
projeção mental à distância e malevolamente incrustados na aura das crianças.
Elas se ajustam muito bem no conceito dinâmico recomendado por Jesus: “Quem
tiver fé como um grão de mostarda, remove montanhas”.
Em face da
maldade ainda predominante no mundo primário terreno pelo entrechoque dos
piores sentimentos de raiva, ódio, ciúme, perversidade e orgulho, o benzedor é
um “oásis” no deserto escaldante do sofrimento humano! Ele cura bicheiras,
levanta quebranto, alivia epilépticos, afasta mau-olhado, acalma vermes, reza
responso para descobrir aves e animais perdidos, defuma residências
enfeitiçadas, limpa a aura das criaturas contaminadas com maus fluidos, expulsa
o azar da vida alheia, benze eczemas e impingens, conserta espinhela e arca
caída das crianças recém-nascidas, benze de inveja ou de susto, faz simpatias
que derrubam verrugas ou calos!
(...) O caboclo
inculto, pobre e ingênuo, prolonga a vida do próximo, enquanto as elites
dominadoras do mundo povoam os cemitérios de corpos trucidados. Felizes o que
se curvam ao benzimento supersticioso, que lhes ameniza a existência
atribulada, do que aqueles que se subordinam ao gênio científico, que aperta um
botão eletrônico e liquefaz milhares de criaturas sob o fogo desintegrador da bomba
atômica!
¹ - Teúrgico (de Teurgia): s.f.
Magia baseada na comunicação com os
espíritos celestes.
(Livro MAGIA DE
REDENÇÃO. Hercílio Maes/Ramatis. Ed. Do Conhecimento).
Benzimento.
Segundo o dicionário, a palavra benzer
vem de fazer a cruz. E é com esse símbolo que a maioria dos benzimentos tem
início. (...) O fundamento de todo
benzimento são o amor incondicional e a fé, a humildade, manifestadas através
da concentração e a ligação com o divino e a oração. (...) No benzimento,
além das orações, cantos e ladainhas, também são utilizados outros elementos
que tomam função magística e religiosa através das mãos do Bento.
Esses elementos
podem ser de inúmeras funções ou origens, podendo ser ervas, crucifixos, facas,
terços, legumes, frutas, pós, águas, pedras, flores, garrafadas, bebidas,
toalhas, etc., tudo que for de bom senso e intuído pelo Bento Espiritual.
Qualquer objeto
pode se tornar abençoado na mão de um Bento, a partir da solicitação do mesmo
para que aquele objeto atue naquele momento. Ainda, pode ser solicitado que
aquele objeto se torne um amuleto ou um campo de irradiação, isso quando
benzido uma corrente, uma imagem ou até mesmo um fruto ou água.
(Livro CARTILHA
DE BENZIMENTOS: UM GUIA DE BENZIMENTOS E REZAS. Géro Maita/Pai Benedito dos
Cruzeiros. Editora Cruzeiro).
*Grifos do Blog
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