sábado, 28 de novembro de 2015

Estou no caminho certo? por Pai João de Angola

Fio de Deus,
Não existe caminho certo nem caminho errado. Todos os caminhos são de Deus.
A pergunta mió (melhor) de ser feita, muzanfio, é a seguinte: será que estou na direção correta?
O que necessitamos saber é se estamos seguindo o melhor rumo dentro dos caminhos da vida. Se a direção vai nos levar aonde precisamos e merecemos.
Dentro dos caminhos da vida, o que vai determinar o rumo mais certo, mais útil e mais afinado com a luz é a forma como caminhamos.
Sabia, fiinho, que tem gente que pega a estrada da vida e fica fazendo círculos sem andar para a frente? Está sem direção, sem rumo, sem propósito.
Quem tem propósito e sabe o que quer, muzanfio, pode pegar o caminho que for, porque estará sempre na direção correta de sua libertação.
Bom saber disso, não é, muzanfio?
E como saber se nosso rumo é um passo seguro para frente ou uma repetição de passos no mesmo lugar?
A resposta está no amor. Quando amamos o que fazemos, quando sabemos que isso acontece porque fazemos o que viemos aqui para fazer, quando temos a certeza mesmo sem saber pruquê daquilo, isto é nossa salvação, nosso destino.
Se ainda não consegue sentir isso, fio, busque amparo.
Comece por essas perguntas fundamentais e libertadoras: “Eu quero isso para mim?”, “Isso vai me libertar?”. Repita todos os dias e aprimore suas respostas até encontrar seu rumo, até estar certo do que vosmecê quer. Se não consegue fazer isso, nego repete o conseio (conselho): busca ajuda de quem possa desembaraçar sua mente.
Certeza completa nenhuma de nóis vai ter. Se tivéssemos essa certeza, a gente não caminharia, seria muito fácil. É preciso a dúvida na vida para aumentar nosso discernimento e nos fazer responsáveis pelas escolhas que optamos. Só existe uma saída: persistir sem desistir.
Quando uma porta se fecha na vida de vosmecê, lembre-se de que noventa e nove outras se abrem, esperando em um novo caminho. Fixar com rancor na porta fechada é impedir a visão mental de perceber onde a vida espera que vosmecê bata novamente, à procura do melhor caminho para suas experiências de vida.
Fio, o que parece caminho errado é o caminho de cada um. O importante é sustentar a intenção no bem. “Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo”1.
Que nosso Pai Maior e Sábio te ilumine as buscas nos caminhos da existência.

PAI JOÃO DE ANGOLA, mensagem ESTOU NO CAMINHO CERTO? – no livro FALA, PRETO VELHO. Wanderley Oliveira, Ed. Dufaux.

1- Mateus, 24:13

*Grifos do Blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário