quinta-feira, 31 de maio de 2018

Linha dos Baianos e dos Boiadeiros


Linha dos Boiadeiros

Essas entidades trabalham de forma muito parecida com os Caboclos Capangueiros de Jurema; são aguerridos, valentes, representam a natureza desbravadora, romântica, simples e persistente do homem do sertão, o "caboclo sertanejo". São os vaqueiros, boiadeiros, laçadores, peões e tocadores de viola; o mestiço brasileiro, filho de branco com índio, índio com negro, etc. Também são "semelhantes" aos pretos velhos, pois representam a humildade, a força de vontade, a liberdade e a determinação que existe no homem do campo em sua necessidade de conviver com a natureza e os animais, sempre de maneira simples, mas com força e fé muito grandes.
Podem ser regidos tanto por Oxóssi quanto por Iansã, pois eles têm muita autoridade de conduzir os espíritos sofredores - seus laços de laçar são campos de força de retenção no Astral - da mesma forma que conduzem as boiadas no campo quando encarnados.

Linha dos Baianos

De modo geral, os baianos na Umbanda são espíritos alegres e um tanto irreverentes. Possuem grande capacidade de ouvir e de aconselhamento, conversam com calma e nunca se apressam, falam baixo e mansamente, são fraternais e passam segurança aos consulentes. São espíritos responsáveis pela "esperteza" do homem em sua jornada terrena, que veio para a cidade grande e venceu todas as vicissitudes, muitas vezes pegando pesado como braço operoso na construção civil. No desenvolvimento de suas giras, nos terreiros que fazem sessões públicas com esta linha, os baianos trazem como mensagem principal o ensino para saber lidar com as adversidades de nosso dia a dia, enfatizando a alegria, a flexibilidade e a brincadeira sadia, assim descomprimindo o psiquismo pesado dos consulentes, fazendo-os se abrir, pois ficam à vontade e descontraídos na frente de um médium incorporado com um baiano.
Muitos desses espíritos foram descendentes de escravos que trabalharam no canavial e no engenho. Foram iniciados por dentro das religiões de matriz africana, tendo um conhecimento muito grande das ervas e da magia. São habilidosos nos desmanchos de feitiçarias diversas, espíritos calejados e preparados para as demandas energéticas que ocorrem no astral.

TRECHOS DO LIVRO: APOMETRIA, OS ORIXÁS E AS LINHAS DE UMBANDA, Cap. 11. Norberto Peixoto. Legião Publicações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário